Simples Nacional – Oque é? Portal do Simples Nacional

Muita gente já ouviu falar no Simples Nacional, mas a verdade é que poucas pessoas sabem ao certo o que ele é e para que ele foi criado pelo governo federal.

E como essa informação é fundamental para muitos brasileiros, nós iremos agora informar um pouco mais sobre o que é o Simples Nacional, e para que ele serve.

O QUE É O SIMPLES?

O sistema integrado de pagamento de impostos e contribuições das microempresas e empresas de pequeno porte é conhecido por um nome fantasia: SIMPLES.

Criado em 1996, esse sistema de tributação simplificada foi feito para tornar a captação de contribuições das microempresas e das médias empresas.

Mais recentemente, em 2006, ele recebeu o nome de Simples Nacional, que é o nome que vigora até os dias atuais.

O SIMPLES NACIONAL, OU SUPER SIMPLES

Em 30 de junho de 2007 entrou em vigor o novo regime de arrecadação chamado de Simples Nacional, cuja atribuição principal era tornar todo o sistema de tributação mais simples para pequenos, médios e microempresários.

Oriundo dos diferentes modelos de Simples anteriores, esse Simples Nacional passou a ser conhecido também pela alcunha de Super Simples, pois ele criou um sistema tributário de arrecadação única coordenada pela União, pelos estados e municípios da federação.

QUEM ADERIU AO SISTEMA?

Desde julho de 2007 até hoje, um grande número de empresas aderiu ao sistema conhecido como Simples Nacional.

E essa adesão pode ser feita atualmente de modo bem mais prático e moderno, bastando ao médio, pequeno e microempresário realizar o cadastro clicando na opção no Portal do Simples Nacional.

Lá é possível fazer a verificação dos critérios que permitem que uma empresa seja ou não aceita pelo Simples Nacional, já que há alguns critérios impeditivos que devem ser respeitados.

Com isso, fica mais fácil para uma empresa de pequeno porte brasileira realizar suas contribuições de modo bem simplificado.

Deixe uma resposta