Consulta SERASA – Como Consultar SERASA – O Que é SERASA

Você já ouviu falar na sigla SERASA? E consultar o SERASA você sabe como fazer? Essas e outras questões serão respondidas a seguir. Acompanhe, pois é um assunto relevante para todas as pessoas economicamente ativas.

(Foto: Divulgação) Consulta SERASA – www.serasaconsumidor.com.br

O QUE É O SERASA?

Muito se fala na questão do “nome limpo na praça”, mas poucas pessoas sabem exatamente o que isso significa. Com o aumento da oferta de crédito no Brasil, cresceu também a complexidade desse mercado, bem como a inadimplência. Com isso, foram criados mecanismos, a fim de fiscalizar e punir as pessoas que não estejam em dia com suas obrigações financeiras. Relacionado a isso é que nasce a expressão ‘ter nome sujo”. Exatamente com essa função surge a empresa brasileira Serasa Experian.

A empresa, inicialmente SERASA, foi criada no ano de 1968 pela Federação Brasileira de Bancos – FEBRABAN – significando Serviços de Assessoria S/A e depois sendo rebatizada como Centralização dos Serviços Bancários. Era uma forma de ação cooperativa entre os bancos, que padronizavam relatórios e formulários, com um cadastro único, o que agiliza todas as decisões relativas ao mercado financeiro.

Em 2007, foi comprada pelo grupo Experian, multinacional irlandesa do ramo de centralização e gestão de informações bancárias, com operações que se baseiam em acordos com empresas de informações de todo o mundo, ampliando o espectro de ação da empresa.

COMO REALIZAR CONSULTA SERASA?

Recentemente foi disponibilizado pelo Serviço Central de Proteção ao Crédito – SCPC – um portal chamado Serasa Consumidor. Através do endereço eletrônico http://www.serasaconsumidor.com.br qualquer cidadão pode fazer uma autoconsulta no sistema SERASA sobre seus débitos desde que concorde com os termos de uso do site.

Caso o nome esteja “sujo” ou negativado há mecanismos, no próprio site, para deixar toda a situação financeira regularizada novamente.

QUAL A IMPORTÂNCIA DE SE CONSULTAR O SERASA?

A relevância de se consultar sobre seu próprio cadastro no SERASA é clara e remete ao que já apontamos: é uma forma de verificar como está sua situação financeira para o mercado de crédito – e não só para isso, mas até mesmo determinadas entrevistas de emprego e concursos públicos vetam a participação e/ou desclassificam os candidatos nessa situação – e poder ter disponível linhas de crédito como financiamentos para habitação, de veículos etc.

Deixe uma resposta